Blog dedicado a Arte, Cultura, Turismo, Lazer e Naturismo com foco inicial na cidade de São Paulo / SP - Brasil.
Licença Creative Commons
Blog Projeto o nu na arte by Sergio S. Pereira is licensed under a Creative Commons 3.0 Unported License:
Atribuição - Uso não comercial - Não a obras derivadas.
Blog elaborado em conformidade com: Lei 9.610/98. Este Blog respeita leis internacionais de Direitos Autorais.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Naturistas e humoristas

Menu Outras galerias

Qual será a causa da "atração" entre o programa humorístico Pânico na TV e o Naturismo? Faço esta pergunta pelas diversas matérias deste programa onde os frequentadores de locais naturistas são parte do show. Em especial a insistência em usar o ambiente da Praia de Tambaba. A resposta mais óbvia é que essa atração é derivada do próprio perfil apelativo do programa, que se vale de mulheres quase nuas para atrair audiência. A nudez dos naturistas seria um item exótico extra para atrair os telespectadores. Parece que isso deu certo e justifica as repetidas investidas nos ambientes naturistas, afinal de contas, o que é um programa de TV se ele não tem audiência ?

Segundo a própria emissora: "O humorístico conseguiu a marca de 16 pontos no horário entre a faixa das 23h10 às 23h25, quando liderou, segundo informações da emissora. Neste momento, estava sendo exibida uma matéria gravada em uma praia de naturismo em Tambaba, na Paraíba."
Fonte da notícia: estrelando.com.br .

Com resultados tão bons é natural que surjam propostas para atrair o programa para outras emissoras. Em notícia de maio/2012 o presidente da RedeTV procurou minimizar as perdas com a saída da equipe do Pânico na TV de sua emissora, após convite da Rede Band, apesar de ter sido divulgado que esse programa era responsável por parcela considerável do faturamento anual de sua TV.

Um sinal de que a saída da equipe do Pânico não foi algo tão inócuo como divulgaram é o fato de que foi descoberto que as "panicats" estão impedidas de acompanhar o resto do pessoal.
Fora da Band, panicats entram em pânico: "A panicat Jaque Khury foi vista ontem circulando pela RedeTV! muito cabisbaixa. O blog foi atrás e descobriu qual era o motivo de tanta tristeza. As panicats são contratadas da RedeTV! e para quebrar o contrato teriam de pagar multas altas, por isso a situação das gatas hoje é essa: elas não vão para a Band."
Fonte: Yahoo.

As matérias exibidas na televisão despertaram diversas reações entre as pessoas que participam virtual e/ou presencialmente do Naturismo em nosso país. Uns elogiaram outros criticaram, muito se comentou. Isso me parece natural já que os programas humorísticos podem ter também o objetivo de chamar a atenção e levar as pessoas a refletir sobre diversas assuntos, alem de fazer rir. A presença do pessoal do Pânico na segunda matéria gravada na praia durante o VII Encontro Brasileiro de Naturismo causou especial incômodo pela maneira como foi realizada. A seguir, os programas gravados em áreas naturistas. Antes de cada vídeo e no final desta página há alguns comentários pessoais meus e deixo espaço para quem quiser se manifestar.




Pânico Na TV - Sabrina Sato na Praia de nudismo

Observação: O que mais chamou a minha atenção nesta matéria foi que aos 01:35 min e 02:20 min de exibição a Sabrina demonstra claramente sua indisposição para ficar sem roupa na praia. Sua colega Marlene, que - teoricamente - é a iniciante, demonstra bem mais naturalidade que a panicat famosa por posar nua para uma revista masculina ($$$$... ). Aos 03:25 min de exibição ela pede para a Marlene ir buscar uma bebida no bar da praia, enquanto ela fica deitada na praia de barriga para baixo tentando se isolar e ocultar das pessoas na área. Ela pode se exibir com pouca roupa por ai, mas, com certeza, ela não é e nunca será naturista.






Christian Pior e Mulher Samambaia Praia de Tambaba

Observação: A dupla anda pela praia, entrevista as pessoas, mas - mesmo sem roupa - deixam claro que estão falando como fariam pessoas comuns, que não conhecem o Naturismo ou que o consideram como comportamento exótico. Isso acrescido do natural tom irônico, já que estão num programa humorístico. Não vi falta de respeito em relação às pessoas ou ao Naturismo neste vídeo e há várias pessoas conhecidas no meio naturista dando atenção à eles, como o Sr. Arnaldo (Clube Mirante do Paraíso) e a Karina (site Brasil Naturista). Todos estão muito bem na matéria que foi gravada quando ocorria o 31º Congresso Internacional de Naturismo.






Christian Pior, Juju e Nicole na praia de Nudismo - 06/03/2011

Observação: Nesta matéria já houve mais apelação por parte dos produtores e o "Christian Pior" espertamente não tirou realmente a roupa, evitando ser alvo de novos comentários maldosos sobre sua "anatomia" como ocorreu no programa anterior. Também se pode notar uma diminuta e precária participação de pessoas que estavam na praia. No final das contas, o centro da matéria foi as próprias panicats, ficando a praia naturista apenas como argumento para justificar as duas moças sem roupa.






Mendigo e Quietinho na Praia de Nudismo de Tambaba

Observação: Pena que a cópia da gravação não é de boa qualidade, mas nesta matéria o Pânico - sem querer - acabou mostrando um aspecto do local que as matérias anteriores não deixaram evidente: eles foram informados pela simpática senhora de que homens sem acompanhante (feminina) não são aceitos, fato que não ficou claro nas matérias anteriores.






Garotas da praia de nudismo tentam afogar o ganso

Observação: Alguém sabe dizer se essas moças realmente são naturistas ? Tenho um pressentimento de que podem ser no máximo frequentadoras de locais naturistas que desejam virar "panicats", mas não naturistas... Bom, elas foram apresentadas como as "nudistas de Tambaba" e não "naturistas de Tambaba".






Programa Tudo é Possível da Rede Record
Danielle Souza (Mulher Samambaia) e Raimundinha se aventuram
em praia de naturismo na Paraiba


Observação: Aqui está a prova de que Naturismo dá audiência. Mais um programa humorístico gravado em Tambaba e com a presença da já experiente Mulher Samambaia. Para ela, que foi substituída na segunda matéria sobre Tambaba por duas "panicats", foi uma boa forma de dar a volta por cima.






Observações finais: Sem querer parecer um crítico chato e persistente, daqueles que estão sempre procurando defeitos nas coisas, faço a seguir alguns comentários que são apenas observações pessoais (e, portanto, falíveis e relativas) que deixo para você também pensar um pouco após assistir tantos programas de humor.

  • Nas três primeiras matérias gravadas pelo Pânico ficou a impressão de que homens sozinhos são totalmente aceitos na praia. Mesmo no (talvez oficial) site da praia não há referências formais a essa limitação de acesso. Mas este tipo de inconveniente existe lá e na maioria dos locais ditos naturistas. Essa realidade é como uma nódoa no Naturismo, já que se diz uma coisa na teoria e se faz outra na prática. No entanto, considero essa realidade compreensível, dada a nossa condição histórica e cultural. É algo que só com o tempo poderá vir a desaparecer. Na atualidade, para mim, o único local que corresponde à definição de Naturismo de forma mais rigorosa é a Praia do Abricó no Rio de Janeiro, porem entendo que as condições nesta praia são diferenciadas das demais, facilitando a aceitação irrestrita de pessoas que desejem entrar e experimentar o convívio naturista.


    Danni Suzuki na Praia do Abricó

    Observação: Achei esta matéria muito boa e até mesmo séria.


  • Eu achei interessante e simples a forma como os banhistas apresentaram o Naturismo, ainda mais que ninguem recebeu um espaço de tempo suficiente para falar de forma mais detalhada. Após assistir os vídeos, como você definiria o Naturismo baseando-se nos depoimentos das pessoas entrevistadas ?

  • Na matéria gravada com Christian Pior e a "Mulher Samambaia" aparece em certo momento um monte de banhistas com câmeras fotográficas, filmadoras, celulares, etc registrando a dupla sem roupa. É claro que as pessoas foram filmadas nuas na praia e se a dupla também ficou sem roupa acabou na situação que o próprio "Christian Pior" definiu: "entrou na chuva, é pra se molhar". Por outro lado acho interessante observar que:

    • As pessoas foram filmadas com a respectiva autorização. Só apareceu na matéria quem aceitou o convite.

    • Foram adicionadas tarjas no corpo das pessoas. Ninguém foi exposto integralmente.

    • Qual o problema de ter uma foto da dupla para recordar aquele momento ? Acho que nenhum, mas ninguém perguntou se poderia divulgar imagens da dupla sem roupa. Mesmo sem autorização, divulgaram a dupla sem qualquer tipo de tarja. Sites, blogs e Photo galerys improvisados foram criados para divulgar fotos da dupla, mas ninguém aproveitou para acrescentar fotos de si mesmo nu e sem tarjas. Dois pesos , duas medidas.

    • Você consegue imaginar qual a reação dos(as) expectadores(as) tendentes a se aproximar do Naturismo ao ver pessoas que - teoricamente - já fazem parte da comunidade andando com equipamentos portáteis e fotografando pessoas sem roupa ? Mais impressionante ainda é o fato de que algumas dessas fotos foram parar na internet de forma anônima.

  • Essas matérias humorísticas, de uma forma geral, deixam um receio de que comece a se tornar comum o uso das expressões "naturista" e "naturismo" como forma de defesa toda vez que se deseje apresentar garotas peladas na televisão, afinal, naturismo não é pornografia. O Naturismo se tornaria um bom tema para atrair audiência pelo seu aparente exotismo e um perfeito alibi para apresentar nudez apelativa de cunho erótico com alegação de haver um estado de pureza, fraternidade e respeito pela natureza nas cenas exibidas.



Caso deseje fazer algum comentário, fique à vontade e use a caixa de diálogo mais abaixo.


Para retornar a esta página inicial é só clicar no logotipo do blog no topo da tela ou clicar no link "Inicio" localizado na barra inferior deste blog.
As últimas novidades podem ser localizadas nas Seções do blog através deste símbolo:





Definição de naturismo pela INF


Menu Outras galerias

Nenhum comentário:

Postar um comentário